Artigos

Sua empresa inspira Segurança Psicológica?

O tema Segurança Psicológica vem sendo debatido por vários meios, identificando este atributo como altamente impactante para o bem-estar das pessoas e sucesso das organizações.

Mas afinal, o que é Segurança Psicológica? Para Kahn (1990) é “a capacidade de se mostrar e posicionar-se sem medo das consequências negativas da autoimagem, status ou carreira”. Logo, em um ambiente psicologicamente seguro, os indivíduos se manifestam, compartilham suas opiniões e ideias abertamente, assumem riscos, admitem erros, aprendem com as falhas e têm discussões honestas e abertas.

Qual foi a minha alegria ao constatar a riqueza desta condição em projetos de melhorias e inovação, a gestão de pessoas apoiada em cultura de organizações que aprendem no valor confiança e na compreensão para com o erro honesto, aquele erro não intencional.  Quando o líder ouve o empregado com igualdade, deixando transparente que todos podem contribuir. Corrobora este ambiente a pesquisa da Google em 2015 – Projeto Aristóteles, realizado pelo R.H, dentre os funcionários, onde foram investigados mais de 250 atributos. A Segurança Psicológica foi identificada como a de maior relevância para um alto desempenho de equipes, independente de personalidade, expertise e competências técnicas. Este estudo também revelou que, um ambiente que permite segurança psicológica proporciona engajamento e bem estar, criatividade, retenção de talentos e ganhos financeiros.  As equipes de vendas, onde as pessoas sentiam-se seguras em expressar-se e agir, excederam o desempenho em 17%. Já as equipes que apresentaram insegurança psicológica, tiveram um desempenho aquém do estabelecido.

A pesquisadora e professora da Harvard Business Amy Edmondson, revela que “a segurança psicológica prevê melhorias na qualidade, comportamento de aprendizagem e produtividade”.

Logo, entendo como prioritário o papel do líder na construção desse ambiente. Afinal, são eles os responsáveis por construir, disseminar e manter os ambientes seguros psicologicamente e, ao mesmo tempo, com bons padrões de desempenho.

Como construir um ambiente seguro psicologicamente?

  • Foco na comunicação do que é esperado do empregado e do seu trabalho;
  • Alinhar valores, objetivos, metas, métodos de trabalho, recursos e ferramentas;
  • Estimular a participação, deixando abertura para que todos empregados se posicionem, com suas sugestões e preocupações;
  • Oferecer abertura e conduzir os diálogos tendo uma escuta ativa, apreciando a contribuição de forma genuína;
  • Saber posicionar diante de adversidades, erros, com conversas francas sobre riscos, compreensão para erros e falhas não intencionais e honestas;
  • Reconhecer as boas realizações e comemorar o sucesso;
  • Enfatizar a importância do trabalho para a organização e todos os envolvidos;
  • Incorporar na cultura das empresas a segurança psicológica;

Concluo, com convicção, que Segurança Psicológica é fundamental para a o engajamento, bem-estar e excelência em qualquer organização ao redor do mundo.

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Sandra Fusco

Mestre em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFSC). Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos (F.A.E. PR), Psicóloga (Universidade Sagrado Coração-SP). Especialista em Condução de Grupos (Holos – SP). Com sólida experiência, generalista, nos subsistemas de R.H, prioritariamente em Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento. Consultora parceira da ZHZ Consultores.