Você está satisfeito com sua versão?

Muitas pessoas têm buscado o equilíbrio entre a sua vida pessoal e a sua vida profissional. Aqueles que estão neste grupo, passam pelo processo de se auto conhecer e adquirir maior clareza sobre seu propósito de vida e o que almejam para suas carreiras profissionais. Conhecer suas metas e seus objetivos leva a uma maior nitidez para estabelecer uma versão pessoal que seja coerente com a versão profissional.

Convido você a ser a melhor versão de si mesmo. Definir o seu real propósito de vida e unir à ele seu talento para alcançar o sucesso é o primeiro passo. Depois, não menos importante é  conhecer o que te traz satisfação, te leva a um estado de “flow” (estado de prazer pela imersão completa no que se faz), para então encontrar a sua melhor versão. Você pode equilibrar os aspectos, as esferas da sua vida pessoal associando-as com seu trabalho. Criar rotinas saudáveis, funcionais e prazerosas faz parte de sua melhor versão.

Evite que o trabalho e a vida pessoal acabem se misturando de tal forma que, mesmo sem perceber, você deixa de lado vida familiar, saúde, lazer, amigos em prol de entregas profissionais. O trabalho faz parte da vida das pessoas, mas existem outros fatores que devem ser considerados e enaltecidos. Parafraseando Peter Drucker, considerado pai da administração ou gestão moderna, “ganhar a vida já não é suficiente, o trabalho tem que nos permitir vivê-la também”, portanto devemos pensar que a vida deve ser vivida da melhor forma, sendo que o trabalho é um dos aspectos da vida das pessoas.

A  visão apresentada por décadas, de que as pessoas deveriam se entregar totalmente ao trabalho e deixarem sua vida pessoal em segundo plano para serem exitosas e recompensadas, é uma mentalidade ultrapassada e contraproducente. Hoje, é preciso ter uma versão profissional e pessoal que se encaixe, se compatibilize, tornando a pessoa alguém com maior fluidez. Este processo pode ser lento, pois olhar suas próprias dores não é fácil, mas faz parte da trajetória de vida e trabalho que todos almejamos e traçamos.

Pessoas satisfeitas com sua versão, levam uma vida mais saudável e feliz. E caso precisem alinhar comportamentos e competências, bem como fazer quaisquer ajustes, possuem uma pré disposição para realizar mudanças, sendo pessoas mais flexíveis e resilientes. Estes fatores  facilitam a aquisição de uma vida mais plena e confortável, sendo que se sentem escutadas e acolhidas.

Então, como foi o ano de 2023 para você? Procurou ter suas versões,  pessoal e profissional, complementares e coerentes? 

Vale a pena dedicar algum tempo para refletir sobre este assunto. O próximo ano está próximo e com ele virão novos desafios, acontecimentos diferentes e oportunidades para você alinhar sua versão, seguindo o melhor caminho.

 

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.