Feedback como instrumento de gestão

O Feedback é sem dúvida uma das principais ferramentas de engajamento e produtividade que o gestor pode utilizar. É uma retroação que pode servir para minimizar conflitos entre as pessoas. Deve ter como prioridade dar o parecer sobre a realização de um trabalho com o intuito de avaliar e orientar o desempenho.

Esta ação revela pontos positivos e negativos do trabalho, tendo em vista a melhoria e o desenvolvimento. Entretanto, sem ações efetivas, periódicas e individualizadas não é possível obter uma melhoria ou evolução contínua.

Algumas dicas são essenciais a serem seguidas, como por exemplo:

  • Generalizações: “broncas genéricas” geram descontentamento e reclamações. O gestor deve ser o mais específico possível em sua abordagem e apresentar evidência e fatos concretos. Casos particulares devem ser tratados individualmente.
  • Via de mão dupla: Isto requer do gestor abertura para ouvir também a posição de seu funcionário.
  • Resultados práticos: As questões discutidas devem ser acompanhadas periódica e efetivamente.
  • Linguagem: A forma de se expressar ao dar um feedback deve traduzir o que é necessário dizer com objetividade, respeito e clareza.
  • Racionalidade: O feedback deve ser entendido como uma avaliação crítica destinada a ajudar o funcionário a aprimorar seu desempenho, despido de emoções.
  • Alinhamento de Expectativas: É importante ter um alinhamento prévio de expectativas e percepções sobre o que é esperado de cada um.
  • Conversas periódicas: O gestor deve direcionar o funcionário quanto a sua atuação periodicamente, esta atitude evita surpresas quanto ao descontentamento com o desempenho, demissão, promoção, premiação, etc.

Por fim, o feedback é indispensável para o bom funcionamento de uma empresa, bem como para o seu crescimento saudável e de seus profissionais, com base em conquistas conjuntas tanto dos líderes quanto de seus funcionários.

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores. Consultora parceira da ZHZ Consultores.