Artigos

Página virada rumo a 2021

O ano de 2020 trouxe desafios diferentes dos que sempre estávamos  acostumados a encarar, pois tivemos de olhar de frente para nós mesmos como poucas vezes fizemos, levados a rever projetos pessoais, reinventar nosso trabalho, mudar de hábitos, deixar de fazer coisas que gostávamos, e tudo ao mesmo tempo!

Houve uma virada na nossa trajetória profissional e neste contexto fomos obrigados a ressignificar nosso trabalho, repensar sobre nosso propósito de vida, o quanto estávamos utilizando o tempo entre trabalho e vida pessoal.

Como a vida é sistêmica, os respingos de uma virada profissional entrou nos nossos lares, nossa rede de relacionamentos e nossa vida escolar, influenciando nosso modo de pensar e agir.

Nesta perspectiva, pessoas passaram por uma transição de trabalho, revendo sua profissão, o formato de seu trabalho, a área de atuação, habilidades que facilitavam o desempenho e o  que “brilhava os olhos” e motivavam na busca de objetivos pessoais.

Frente a este contexto de repensar sobre a carreira, algumas perguntas importantes nos provocam a reflexão para desenharmos novas oportunidades de trabalho, tais como:

O que eu consegui aprender?

Pelo que fui reconhecido?

Que mudanças eu fiz e deram certo a ponto de eu desejar mantê-las?

Que novas amizades e relacionamentos eu construí e que foram muito importantes para mim?

Que conhecimento e talento eu descobri que tenho?

Percebi minha melhor versão e o que preciso melhorar?

Estas respostas podem trazer histórias de sucesso que ajudarão a construir o alicerce para novos projetos, mudanças necessárias e positivas, um trabalho mais prazeroso e saudável e uma vida de bem estar.

Portanto, devemos pensar de forma autêntica sobre nossa carreira, uma vez que dentre as vantagens que o trabalho nos traz, podemos citar a criação de identidade, a oportunidade de expandir o conhecimento humano, a geração de desafios que motivam a buscar por novas respostas e a ocasião de criar redes de relacionamento e apoio.

Que 2021 oportunize a todos descobertas que entusiasmem, tragam prazer e bem estar na vida de cada um. O que é seu é único e difere dos outros. Portanto, faça a diferença!

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.