Artigos

PROPÓSITO DE VIDA: Um processo evolutivo

Ao pensar em revisão de objetivos, novas perspectivas de vida e de trabalho, mudanças pessoais e profissionais, é importante ter foco no nosso propósito de vida. Por que?

Ter um propósito de vida é seguir um objetivo e ter um plano praticável para cumprir.  O propósito ajuda as pessoas a alcançar algo, como uma intenção ou um desejo, envolvendo descobrir alguns pontos individuais que lhe ajudem a ter foco e uma vida motivada, tranquila e realizada. Além disto, o propósito deve ter um plano praticável, pois precisa estar de acordo com as condições individuais de cada pessoa, pois caso não esteja, existe o risco de ficarmos frustrados, pensando que nosso propósito é inatingível, o que é um engano.

Então, o que ajuda a pensar e construir um propósito?

Comece escrevendo o que você realiza que te faz vivenciar sensações de felicidade e te anima. Considere alguma atividade que você sente prazer de realizar, chegando até a usar mais horas do que imaginava ou planejava naquela tarefa, sem que tenha retorno financeiro, ou seja, pense no que simplesmente gosta de fazer. Vamos chamar este momento de PAIXÃO pelo que faz, de engajamento com a atividade a ponto de utilizar este momento para relaxar.

Depois pense e anote as suas habilidades e como pode usá-las a seu favor. O que você faz bem feito, o tem facilidade em realizar ou criar. Lembre no que é elogiado quando realiza e até chama a atenção das pessoas. Pense em situações onde as pessoas reconhecem seu talento e expressam que ele é seu diferencial no mundo. Este momento vamos chamar de HABILIDADE ou POTENCIAL, em que você tem  facilidade de fazer algo mesmo sem conhecimento ou experiência prévia.

Após esta etapa pense no que você faz para o mundo, o que está contribuindo para a melhoria da humanidade, quer seja para pessoas, para instituições ou quaisquer aspectos da  sociedade, e que o torna uma pessoa mais humana, cooperativa. Este momento podemos caracterizar como sua MISSÃO, de forma a você associar o que pode fazer e entregar para ajudar “quem” e “o que” está ao seu redor.

Por fim, pense no trabalho que realiza e precifica usando sua habilidade, paixão e missão. Você acha que está sendo remunerado o suficiente? Está satisfeito com o valor que recebe das suas entregas? Acha que ao final de todo o tempo de dedicação ao executá-lo, contando com sua experiência e seus conhecimentos, foi justo o que recebeu? Este momento podemos chamar de PROFISSÃO.

Enfim, ter um propósito é conectar o que você gosta de fazer (paixão), o que  faz bem feito (habilidade), o que faz que o mundo precisa (missão) e  o que pode entregar como forma de trabalho para ajudar a alguém (profissão).

Ter um propósito nos faz sentir vivos, seguindo um objetivo que acreditamos e que podemos utilizar (ou não) como fonte de trabalho. O propósito nos impulsiona e mantem o nosso processo evolutivo, nos ajudando a crescer, evoluir e nos manter satisfeitos em fazer o que gostamos, ter facilidade para tal e também entregar algo ao mundo e ser recompensado quer seja por um elogio quer seja por ganho financeiro. Então, você concorda o quanto é gratificante ter um propósito de vida para construir seu processo de evolução?

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento, Pós-Graduada em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Psicóloga. Especializada em Dinâmica dos Grupos e Formação em Terapia Familiar Sistêmica, Imersão em Neurociência pela Conectomus/SP e Formação em Psicologia Positiva pela WIEGROW.

Proprietária e consultora da ZHZ Consultores em Processos de Assessment, Programas de Desenvolvimento de lideres e equipes e Orientação de Carreira.