Sabotadores existem

Uma das alternativas para que você possa aprimorar sua vida profissional e pessoal é conhecer os seus sabotadores. Os sabotadores são elementos internos, que estão na nossa mente e sempre em atividade. Eles prejudicam nossa saúde mental, nosso sucesso e nossa felicidade.

E quais são os sabotadores?

Segundo Shirzad, estudioso da inteligência positiva, doutor em neurociência e bacharel em psicologia, os sabotadores são em número de 10.

O principal sabotador é o Crítico, considerado o Sabotador universal, ou seja, o que todos possuem. Este sabotador possui uma predisposição para exagerar e criticar negativamente todos os acontecimentos diários. É o doutor e a causa de boa parte de ansiedade e sofrimento. Ele critica a própria pessoa, critica os outros e também as circunstancias. Enfim, em toda oportunidade este sabotador crítico exerce o poder de negar o sucesso, as conquistas e realizações prazerosas que cada pessoa deseja conquistar.

O crítico de cada pessoa se apresenta de forma ímpar, pois cada um possui necessidades particulares de sobrevivência. Portanto, o grau e a frequência do sabotador crítico presente no comportamento da pessoa, são regulados por ela mesma.

Os demais sabotadores que são: controlador, hiper-realizador, inquieto, insistente, prestativo, hipervigilante, esquivo, vítima e hiper-racional são considerados cúmplices do sabotador crítico.

Então como me defender dos sabotadores?

  • Primeiro devo identificar meus principais sabotadores;
  • Após identificar os meus sabotadores devo enfraquecê-los, o que significa, identificar os padrões de pensamento e emoção que eles manifestam e entender o quanto eles são ruins para mim;
  • Depois, segundo Shirzad, é necessário fortalecer o sábio, mudando a visão para uma perspectiva que envolve a aceitação do fato ao invés de negar, bem como entender as circunstancias como oportunidades;
  • Por último e não menos importante, devo fortalecer os músculos do meu cérebro QP, (Quociente de Inteligência Positiva), utilizando-o como um aliado.

Desta forma, se espera que as pessoas possam alcançar seu potencial, quer seja na sua vida profissional quanto pessoal. Shirzad explica por meio das considerações, dos estudos e das análises sobre os sabotadores, o porque somente 20% dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e como você pode alcançar o seu.

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.