Artigos

Qual a finalidade do RH?

Uma boa comunicação entre gestores e RH é essencial para os processos de seleção, liderança e desenvolvimento dentro de uma empresa. Afinal o RH é o responsável pelas Relações Humanas, logo é a área que pode subsidiar, informar, orientar e desenvolver funcionários, líderes e gestores.

Um RH bem informado e com proximidade ao plano estratégico da empresa identifica e prepara as lideranças, o que é fundamental para uma gestão mais humanizada e eficaz. Esta proximidade favorece a identificação de necessidades e facilita a compreensão das exigências dos cargos e das áreas, tanto na seleção quanto no desenvolvimento e identificação dos potenciais existentes.

Uma ação no momento equivocado provoca uma mancha, muitas vezes indelével, na imagem do líder ou gestor de uma equipe. Por isso, é sempre importante conhecer o momento oportuno para tomar uma ação. Ter o cenário, percepções e informações sob diferentes ângulos, trará certamente mais acerto as ações. Somente a ação certa no momento oportuno resulta em sucesso e pode transformar uma organização. O papel do RH é de facilitar as relações interpessoais defendendo uma atuação de forma clara, transparente, colaborativa e justa para com os colaboradores, além de apoiá-los e motivá-los.

O RH é a área que concentra as informações referente às pessoas, tem dados importantes sobre perfis, desempenho, atuação, capacitação e formação de cada funcionário. Assim como, conhece o perfil de cada área para subsidiar o gestor no trabalho com o seu time.

Então, como o RH pode contribuir com os gestores e a empresa?

Favorecendo o processo de aprendizado contínuo, buscando capacitação e troca de informações para acompanhar as constantes mudanças do mercado e provocar a formação de grandes líderes e de equipes bem preparadas e produtivas.

Não importa quanto recursos você tem, eles não serão eficientes se você não souber como utilizá-los. Não há segredos nem atalhos!

 

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores. Consultora parceira da ZHZ Consultores.