Artigos

“Lifelong Learning”: Aprendizagem contínua

O mundo está mudando e se transformando continuamente e precisamos acompanhá-lo. Muito importante que se pregue o conceito de “lifelong learning”, ou seja, na tradução livre significa aprendizagem ao longo da vida. O caminho possível  para nos mantermos ativos e estarmos em movimento constante, atualizando nossos pensamentos, atos e hábitos. Considerando a perspectiva de que movimento significa estarmos em constante aprendizagem, buscando nos conectar com o que realmente desejamos e o que o mundo nos exige e nos oferece, temos a opção de buscar por toda nossa vida novos conhecimentos e nos alinhar sempre que necessário.

Portanto, qual a relevância para si mesmo, para os outros e para o ambiente de estarmos aprendendo constantemente?

Pensando na minha aprendizagem, podemos entender que ela me fortalece, me traz motivação e várias descobertas que me nutrem para levar minha vida de forma mais sincronizada, fluida e saudável; quando pensamos em relação aos outros, posso compartilhar novas aprendizagens, trocar experiências e crescer, oportunizando que eu e também o outro cresça e evolua; e para o ambiente eu posso ajudar a sociedade deixando um legado de descobertas, experiências e inovações que possam contribuir na melhoria do ambiente e na promoção do bem estar das pessoas que nela habitam.

Os benefícios de aprender constantemente são inúmeros, citando alguns como manter o cérebro ativo; cultivar o bem estar físico e mental;  promover motivação; desenvolver criatividade; melhorar suas habilidades profissionais, estabelecer hábitos mais produtivos e demais aspectos que venham a contribuir.

E como desenvolver a habilidade de manter o hábito de aprender?

  • Pense qual seu objetivo com aquele estudo que definiu como o melhor para você;
  • Dê prioridade ao assunto que está mais necessitando aprender;
  • Defina qual o método que mais se adeque ao seu perfil de aprendizagem;
  • Estabeleça o hábito de destinar um tempo para se dedicar a nova aprendizagem; e
  • Seja disciplinado e persista, mesmo que tenha algumas dificuldades e necessite alinhar seus objetivos e hábitos.

A aprendizagem pode ser adquirida por meio de várias maneiras,  que variam por exemplo, desde um livro a uma viagem; desde um curso a um trabalho voluntário ou desde uma palestra a uma conversa com o especialista do assunto. São várias as formas, mas o que realmente importa é ter a iniciativa para começar, criar o hábito e persistir. 

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Ex-diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.