Artigos

Como manter uma qualidade de vida mental e física em nossa vida pessoal e profissional?

Até 2020 segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, as doenças advindas de aspectos emocionais tais como, a ansiedade, a depressão, a síndrome do pânico, dentre outras, devem se tornar os aspectos mais incapacitantes para o trabalho.  Então o que devemos procurar estabelecer em nossa  trajetória pessoal e profissional, para manter uma qualidade de vida mental e física?

Com base na psicologia positiva, são as virtudes e os talentos das pessoas, e as emoções positivas que devem  ser cultivadas  ou promovidas. A complexidade das relações interpessoais cresce exponencialmente, e se percebe temas como comunicação assertiva e não violenta, felicidade, bem estar  e qualidade de vida dentre outros, sendo debatidos. O foco, portanto, se concentra no alerta às pessoas a manterem uma qualidade de vida física e mental em prol da boa convivência.

Alguns fatores importantes a serem cultivados:

– Procure potencializar suas forças;

– Reflita sobre como você é realmente, enaltecendo seus valores e talentos;

– Prevaleça as emoções agradáveis;

– Mantenha a serenidade para enfrentar problemas e dificuldades do dia a dia;

– Evite nutrir rancor e mal entendidos que possam se transformar em raiva e mal estar generalizado;

– Expresse palavras positivas e de gratidão ao outro e

–  Mantenha o físico saudável, com alimentação correta, atividade física constante e adequada.

No momento em que você percebe, compreende e desenvolve a condição de usar suas forças, você conseguirá promover seu bem estar e usar sua auto confiança em prol de uma qualidade de vida melhor para si e para aqueles que estão a sua volta. Por fim, tanto sua vida pessoal quanto profissional poderão lhe oportunizar leveza na sua maneira de pensar e agir, bem como combater as situações incapacitantes para o seu trabalho.

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.