Artigos

A importância e os objetivos do Levantamento de Potencial

O Levantamento de Potencial tem por objetivo identificar a área de atuação mais indicada para cada profissional. Busca aproximar características pessoais e desempenho, trazendo assim resultados mais eficazes.

Sua utilização é ampla e traz muitos ganhos para as empresas e para os profissionais, alinhando função e funcionário.

Algumas formas de utilização do Levantamento de Potencial são:

  • Processo Seletivo: O objetivo da Seleção é escolher, dentre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo e de desempenhar bem as funções inerentes ao mesmo. Assim, o Levantamento de Potencial é rico em fornecer informações para este fim.
  • Promoção ou Readequação de Função: subsidia RH e gestores com informações quanto a provável forma de atuação, através de características pessoais e conhecimentos, previamente identificados.
  • Projetos Específicos: traz ganhos na identificação dos conhecimentos, habilidades e aptidões dos profissionais, para otimizar a atuação em determinados projetos, tais como Assessment, Programas de desenvolvimento de gestores e Orientação de carreira.

Considerando que “ninguém é bom em tudo”, o Processo de Levantamento de Potencial traz informações importantes sobre aptidões, habilidades, conhecimentos e perfil dos profissionais e sua afinidade à vaga e/ou função, antecipando-se às necessidades de treinamento e capacitação. Respeitando os limites e facilidades de cada um para a melhor adequação da pessoa a função promove o ajustamento e a integração das pessoas.

Sendo assim, arrisco dizer que, o Levantamento de Potencial, é uma ferramenta eficaz para trazer maior agilidade e rentabilidade às atividades das pessoas em suas funções, logo, melhores resultados para a empresa.

Conheça nosso processo de levantamento de potencial no site: zhz.com.br.

Utilizamos 3 ferramentas no processo, sendo elas DISC, MBTI e HOGAN, que associadas a entrevista por competências e comportamental e demais testes psicológicos, tornam o processo mais assertivo. A condução é realizada por psicólogas, especializadas na área e com mais de 20 anos de experiência.

 

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores. Consultora parceira da ZHZ Consultores.