Sucesso profissional: você é o protagonista da sua carreira?

Decidir uma carreira não é apenas definir onde vai trabalhar ou o que irá fazer, mas sim optar pelo estilo de vida que esta escolha irá determinar.

O Planejamento de Carreira possibilita ao indivíduo o autoconhecimento, fator tão necessário para o ingresso e manutenção deste caminho. O seu objetivo principal é preparar pessoas para esta escolha, para que o trabalho possa ser executado com  alta performance,  de maneira feliz, satisfatória e prazerosa, utilizando o que de melhor cada um possui para encontrar  felicidade e satisfação. 

Assim como são planejadas viagens, casamentos, festas, etc. também é necessário planejar a carreira, tomando para si o Protagonismo desta opção de vida,  visando o seu sucesso profissional.

Passamos muito tempo de nosso dia no ambiente profissional, portanto não podemos fazer desta escolha uma atividade infeliz, desprazerosa ou insatisfatória.

Porque abandonar sonhos? Acomodar-se em situações desconfortáveis ou frustrantes? Permitir que outras pessoas direcionem o futuro profissional? Permitir que outras pessoas digam como realizar aquilo que é a sua expertise? E tantas outras questões que ao longo dos anos acabam por trazer frustração e fazer mal à saúde física e mental das pessoas.

Um recente relatório do U.S. Departamento of Labor (Ministério do Trabalho dos Estados Unidos), prevê que “ao longo dos próximos dez anos, o número de pessoas atuando em recursos humanos e gestão de talentos deverá crescer em uma taxa maior que o dobro da mão de obra em geral”, o que reforça mais uma vez a necessidade da adequação entre a produtividade e a felicidade no trabalho e na vida.

Conhecer a si mesmo, respeitar seus valores, ter o desenvolvimento facilitado pelas suas habilidades naturais, utilizá-las com sabedoria em favor de seu aprimoramento, são fatores que devem ser identificados, ponderados e utilizados. Considerar a si mesmo como referência principal no direcionamento da vida profissional é um direito e dever de cada um.

Por fim, como o trabalho é um aspecto importante, e até determinante na vida das pessoas, ele deve estar o mais próximo possível da satisfação em realiza-lo. Seja ele no início da carreira ou no redirecionamento dela.

Conheça o nosso programa de Orientação de Carreira clicando aqui.

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores. Consultora parceira da ZHZ Consultores.