Artigos

O que se espera quando o assunto é Levantamento de Desempenho?

Diversos textos abordam o tema e este parece ser aplicado com propósitos que necessariamente não trazem para a empresa e seus empregados os resultados esperados. Podem dar a sensação de que muito tempo será gasto em processos burocráticos e pouco práticos.

Entretanto, quando penso em Levantamento de Desempenho, imagino formas de contribuir para o desenvolvimento das pessoas assim como, para o desenvolvimento e crescimento das empresas, afinal um não acontece sem o outro. 

A ideia é formalizar questões que realmente importam no dia a dia de trabalho e que trarão resultados a médio e curto prazo. Tornar as conversas mais frequentes e deixar a hierarquia menos rígida. Especialmente no momento de retomada da pandemia em que vivemos, esta proximidade entre empresa e empregado, traz a possibilidade e a importância de dar atenção à saúde física e mental das pessoas e das equipes nas organizações, a necessidade de Programas de Liderança, Trabalho em Equipe, Engajamento, Feedback aos funcionários através do Levantamento de Desempenho. 

Um processo bem estruturado possibilita dar aos empregados uma visão do que precisam ou devem fazer para crescer profissionalmente, colocando a favor da empresa suas competências e habilidades a fim de contribuir tanto para a sua empregabilidade quanto para o sucesso da “sua” empresa.

É mais do que sabido que empresas onde há um bom ambiente de trabalho, onde seu capital humano é reconhecido e valorizado, onde o RH funciona como Relações Humanas, tem a imagem diante do mercado apreciada e cada vez mais profissionais de alta performance querem se juntar a estes times.

As pessoas, que representam a força de trabalho nas organizações, estão sedentas por feedbacks recorrentes e que façam sentido em sua vida pessoal e profissional. 

O Programa de Levantamento de Desempenho facilita a implementação de processos de gestão de desempenho, possibilitando o alinhamento estratégico em toda a organização e fortalecendo a cultura de transparência na empresa. Além de fornecer dados mais precisos sobre as necessidades de cada funcionário ou área, promovendo investimentos mais assertivos em processos seletivos, treinamentos, coaching, mentorias, etc.

Enfim, o processo de Levantamento de Desempenho possibilita a organização e distribuição das prioridades da empresa, formalizando expectativas para o cumprimento de metas e performance das equipes. Ajuda a fundamentar decisões em relação a promoções, reconhecimento, sucessão e movimentação entre áreas e/ou equipes, aproveitando o potencial já desenvolvido, o conhecimento sobre o negócio, as relações interpessoais criadas e a visibilidade da empresa diante do mercado.

Quando tratamos de pessoas os resultados não são imediatos, mas podemos considerar que progressos são feitos e as melhorias são contínuas, para ambas as partes.

 

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores. Consultora parceira da ZHZ Consultores.