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O que é Assessment?

Assessment é um método que utiliza sistemas, políticas e práticas que visam obter as informações necessárias para facilitar o planejamento estratégico da empresa, implementar melhorias, gerenciar melhor as atividades e aperfeiçoar a grade de treinamentos para uma maior sustentação da força de trabalho.

Além disso, o Assessment permite perceber e avaliar comportamentos e competências das pessoas e das equipes, conhecendo mais profundamente os colaboradores por meio de critério claros. Este processo é seguido de orientação ao profissional e à empresa, direcionada e focada nos objetivos pessoais e organizacionais, devidamente alinhados. Sendo assim, a importância deste processo está em conhecer as características da equipe de trabalho, levando o gestor e evitar erros na hora de delegar tarefas.

A aplicação das técnicas e avaliações do assessment permite chegar a um diagnóstico do verdadeiro potencial das pessoas, entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial dos colaboradores, assim como, dos candidatos que mais se encaixam ao perfil da empresa.

A partir daí, a empresa pode estabelecer métricas para selecionar e recrutar novos profissionais, avaliar o desempenho dos atuais colaboradores, medir o clima organizacional e criar planos de carreira e de desenvolvimento.

Independentemente do tamanho ou segmento em que a empresa atue, a liderança chegará a um momento em que terá que tomar decisões quanto à abertura de vagas, sucessão de gestores, demissões, disponibilizar capacitação, etc. E neste contexto, conhecer profundamente o seu quadro funcional, através do assessment, fará toda a diferença! Aqui a velha máxima que diz “quem não mede não gerencia” faz todo sentido.

Além deste ganho para a empresa, também para o colaborador, o Assessment é um instrumento rico, pois permite ao profissional ampliar seu autoconhecimento e identificar seus pontos fortes e pontos que precisam de melhorias, tanto para o cargo ao qual exerce quanto para sua carreira de modo geral. O melhor entendimento sobre suas aptidões, aspirações, valores e capacitações permite a reflexão no planejamento de sua carreira. Além de oportunizar a percepção de como suas atitudes são percebidas pelos demais, permitindo correções e adequações.

Finalmente, são inúmeros os benefícios que o processo de Assessment pode trazer para a empresa e para os seus colaboradores, pois ele permite um diagnóstico mais preciso sobre as necessidades reais das organizações e das pessoas.

É um processo em que todos saem ganhando!

Por: Soraya Calvo

Psicóloga com Especialização em Orientação Profissional e Gestão de Pessoas (IBPEX).  Capacitação em Dinâmicas em Grupo, Competências Gerenciais, Técnicas de Avaliação e The Coaching Clinic pelo O Corporate Coach. Formação de Consultor DISC pela E Talent e Curso de Eneagrama, pelo Instituto Eneagrama. Consultora parceira da ZHZ Consultores.