Artigos

A importância do processo de assessment para as empresas

O Processo de Assessment Estratégico tem como objetivo ser um processo de desenvolvimento de competências. A partir do levantamento de perfil individual, de equipe e de lideranças, o processo identifica pontos fortes e áreas de melhoria, com desdobramento de sugestões de ação.

A metodologia utilizada no processo de assessment oferece inúmeras vantagens tanto para a empresa quanto para o profissional, enriquecendo o conhecimento e poder de decisão quanto a candidatos a vagas de emprego ou de colaboradores já empregados.

A empresa pode conseguir de forma mais rápida e eficiente conhecer com maior precisão o perfil do profissional, ajustando suas qualificações tanto técnicas quanto comportamentais aos processos, a estrutura e ao resultado esperado pelas corporações.

Dessa forma, o processo de assessment é formado através das seguintes etapas:

  • Alinhamento estratégico;
  • Mapeamento de competências;
  • Aplicação de ferramentas;
  • Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria;
  • Elaboração e apresentação de resultados;
  • Entrevista Devolutiva.

Analisar e mapear as competências do profissional ajuda a identificar as suas necessidades de melhoria, para que haja um ajustamento entre as exigências do cargo e as entregas do profissional.

Qual o benefício do assessment para o profissional?

O processo de assessment para o profissional é extremamente valioso, pois auxilia no planejamento da sua carreira profissional, engajando-o cada vez mais no contexto da empresa e lhe oportunizando maior satisfação pessoal. Ele é conduzido de forma diferente, considerando que cada profissional possui um perfil único, trazendo histórias de vida e um jeito de ser distinto. É influenciado por vários ambientes que lhe moldam o jeito de pensar e agir, que lhe guiam as suas observações e as suas análises e definem seus pontos de vista distintos.

O processo de assessment também considera o contexto da empresa, seus valores e propósito, uma vez que cada organização possui seu próprio funcionamento e necessita ter em seu quadro aqueles profissionais que se identificam com ela e sentem satisfação em fazer parte de sua história.

É muito importante que o processo de assessment contenha, dentre as práticas mais usadas e consistentes:

– Entrevista por competências e pessoal;

– Inventários e o teste de personalidade.

Podemos refinar a coleta de informações com a dinâmica de grupo, o inventário de valores e motivações e o estudo de caso são excelentes opções. Quanto mais ferramentas for possível utilizar, mais rico e preciso pode ser o resultado.

Portanto, o processo de assessment é um aliado muito importante para a empresa uma vez que oportuniza um investimento mais seguro e uma maior precisão quanto a escolha do profissional, quer seja em situações de contratação, remanejamento ou promoção.

Num mundo cheio de opções e desafios presentes e futuros, as empresas precisam de um suporte que lhe ofereça maiores chances de decisões acertadas e contar com uma atuação estratégica do RH.

Saiba mais sobre o Processo de Assessment Estratégico da ZHZ Consultores clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Arlete Zagonel Galperin

Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE); Pós-graduada em RH (PUC); Graduada em Psicologia (UTPR); Diretora da ABRH-PR; Diretora/Consultora de RH da ZHZ Consultores em processos de assessment, Programas de desenvolvimento de lideres e equipes e orientação de mercado.