Artigos

Orientação de Carreira: Porque eu preciso?

Em uma roda de conversa entre amigos e parentes eis que rola uma pergunta: vale a pena fazer uma orientação de carreira? Qual a vantagem de fazer um programa como este?

Antes de opinar devolvi a pergunta ao próprio grupo, queria compreender as diferentes percepções sobre um Programa de Orientação de Carreira, porque coincidentemente participo deste programa na ZHZ Consultores. Eis alguns  relatos:

“Acho que ajuda a pessoa a refletir sobre suas aptidões, seus desejos e conhecer a realidade das profissões… sem fantasiar o mercado. E também, se preparar/qualificar para a área que deseja trabalhar.”

“… minha expectativa ao buscar orientação é entender muito do que gosto de fazer, meu sonho, a realidade deste trabalho e do mercado, entender da profissão e da área, saber quais competências são necessárias para atuar, me capacitar para gradualmente ir crescendo profissionalmente. Acho que isso que eu esperaria aprofundar num trabalho de orientação”.

“É importante porque depois de concluir a graduação a gente pensa que já vai conseguir um emprego e tudo vai dar certo, mas não é bem assim, a gente fica perdido porque não sabe como agir e que caminho seguir. E quando sai de um emprego é a mesma coisa, não sabe por onde começar… E só mandar currículos nos sites, não adianta. ’’

Concluo nestes relatos e pela experiência na área, que optar por Orientação de Carreira, é uma oportunidade de desenvolvimento valorizada e efetiva. Na sequência acrescento alguns aspectos a respeito do programa:

  • É indicado em vários momentos da vida profissional, no início de uma carreira ou, quando se percebe certa estagnação/acomodação, na busca de uma transição, e para reinserir-se no mercado profissional.
  • O programa pode ainda, acolher queixas tais como: insatisfação com a escolha profissional; necessidade de melhorar o desempenho; insegurança diante de novos desafios e oportunidades e dificuldade em desenvolver conhecimentos, comportamentos e/ou habilidades.
  • O processo direciona o assessorado para o autoconhecimento, permitindo colocar uma atenção qualificada em competências de domínio e em outras nas quais gostaria de obter maior desenvolvimento.
  • Através de autoconhecimento e reflexão sobre as reais condições profissionais e as exigências do mercado, direciona o foco nas competências e conhecimentos que merecem obter investimento, sendo possível ainda, descobrir outras aptidões e novas oportunidades, reinventando se como profissional ou a própria carreira.

A primeira etapa do Programa é destinada a uma entrevista investigativa, na segunda etapa é feito um levantamento de necessidades e seleção de temas a serem incluídos no POC, tais como: –  Levantamento de perfil para direcionamento pessoal e de carreira:  desenho do currículo, elaboração e/ou potencialização, incrementando a entrevista, orientação eficaz  das redes sociais,  divulgação de imagem e currículo e a gestão emocional.

Este programa é um forte aliado no desenvolvimento profissional, visa melhor qualidade da vida profissional, bem estar e impulsionar carreiras.

Saiba mais sobre o Programa de Orientação de Carreira da ZHZ Consultores clicando aqui.

Confira outros artigos clicando aqui.

Por: Sandra Fusco

Mestre em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFSC). Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos (F.A.E. PR), Psicóloga (Universidade Sagrado Coração-SP). Especialista em Condução de Grupos (Holos – SP). Com sólida experiência, generalista, nos subsistemas de R.H, prioritariamente em Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento. Consultora parceira da ZHZ Consultores.