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O Processo de Assessment e sua contribuição na liderança

Cada vez mais utilizado no meio corporativo, o Assessment é uma metodologia focada na avaliação, orientação e desenvolvimento de profissionais, em termos de atributos, habilidades e competências individuais, com o intuito de compreender qual é o perfil e analisar a compatibilidade entre as características do profissional e as exigidas pela área em que ele atua ou irá atuar. Para que essa meta possa ser atingida, é fundamental analisar também se as características reveladas são adequadas à cultura organizacional e alinhadas com os valores, objetivos e metas da organização.

O processo de Assessment possibilita que o indivíduo mergulhe no autoconhecimento e tome consciência de suas características positivas – forças e virtudes como também, no que necessitará se desenvolver. Não se trata de um diagnóstico final, mas sim de um norte para que se possam identificar quais aptidões possui e quais deverão desenvolver para impulsionar seu crescimento profissional.

É um processo saudável e produtivo que permitirá que o profissional se foque na autogestão e saiba como funciona em equipe, como toma decisões, como se comunica e outras habilidades e competências a mais que poderão ser mapeadas levando o profissional a ganhar em autoconhecimento, autoconsciência, superação, adaptabilidade e otimismo fatores estes, que possibilitarão atuar e liderar com segurança e humanidade, pra atingir resultados almejados.

A essência da metodologia do assessment é extrair o que há de melhor em um profissional e/ou equipe, permitindo que os líderes/empresas tracem uma linha de ação, uma estratégia, apoiada em um embasamento estatístico científico, efetuando escolhas que determinam os rumos da organização no que se refere ao gerenciamento do capital humano.

Em tempos de gestão ágil e de busca de resultados certeiros, a contribuição do Assessment tem forte adesão para com a gestão de alto desempenho – um requisito básico para o mercado atual de inovação e crescimento exponencial.

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Por: Sandra Fusco

Mestre em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFSC). Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos (F.A.E. PR), Psicóloga (Universidade Sagrado Coração-SP). Especialista em Condução de Grupos (Holos – SP). Com sólida experiência, generalista, nos subsistemas de R.H, prioritariamente em Recrutamento & Seleção e Treinamento & Desenvolvimento. Consultora parceira da ZHZ Consultores.